sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Balanceando

Esse ano tá fácil. Fácil de fazer o balanço – que fique claro.

O melhor deste ano foi que acabou – e rápido! :)

Depois disso, posso dizer que vivi coisas que foram excelentes e me fizeram muito bem:

  • 1. as aulas de tango que me reestruturaram e orientaram a um dos maiores prazeres desta vida: o se entregar de corpo e alma à dança!
  • 2. as aulas de política (tanto do meu ex-orientador quanto do atual) que me envolveram e enriqueceram muito!
  • 3. as aulas de italiano que foram uma delícia!
  • 4. as aulas de capoeira que fizeram um bem danado!
  • 5. as oficinas de tinta ecológica e parede verde que nos proporcionaram a realização de um sonho: o Espaço de Convívio Verde – que cada dia fica mais lindo!

Todas essas coisas foram maravilhosas e fizeram com que um ano que realmente não foi fácil, valesse a pena.

Foi um ano de aprendizado, porque tive que aprender a lidar com a perda. Deixei de trabalhar com uma pessoa que admirava, respeitava e amava muito, onde encontrava empatia de idéias e compreensão, além de confiança e respaldo. Isso fez com que perdesse muito da motivação para com o trabalho, o que sempre foi algo essencial na minha vida. Perder a situação ideal é sempre muito difícil. Mas com tudo nesta vida a gente pode aprender: é só se atentar, respirar e não perder a cabeça.

E como se não fosse o suficiente o lado profissional estar abalado, o emocional também foi pro saco! Deixei o que hoje tenho a impressão de ser o grande amor da minha vida, passar. Pessoa que também admirava, respeitava, encontrava confiança e respaldo, além de ricos embates de idéias e muitas coisas mais... - e que eu tinha certeza que gostava de mim, mas... que decidiu casar com outra. Para que dizer mais, não é mesmo?

O amor não tem nada a ver com merecimento, se tivesse, já teria deixado de gostar dele há um bom tempo. Mas pelo menos a paixão já passou. O amor é mais sereno se comparado. É perene, mas não é tão desesperador e patológico quanto à paixão. Convivemos bem. Especialmente porque aprendi a me amar em primeiro lugar, não em segundo. Isso faz toda a diferença.

Acho que quis escrever isso pra deixar aqui, neste ano. O fato de andar feliz, não significa que minha vida seja só flores, significa que minha postura frente a ela - e ao inevitável, já que não podemos voltar atrás - mudou. Hoje quero que meu passado fique no seu devido lugar, dele só quero levar comigo o aprendizado e algumas boas lembranças.

Mas não me entendam mal. Vou ficar muito feliz se por ventura vier a encontrar minhas referências no futuro, o que não quero mais é ficar parada olhando para o passado querendo voltar e lamentando o que não foi. Isso não mais.

Aqui me despeço e sigo o meu caminho, hora andando, hora dançando; hora sorrindo, hora cantando...

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
De ser feliz

Dito isto, só quero muito agradecer imensamente às pessoas-mestres que fizeram este ano ser também especial; às duas pessoas com que vivi e partilhei conquistas e momentos pra lá de especiais em 2009 e pequena parte de 2010; e aos meus mais que amigos que permaneceram ao meu lado nos momentos mais difíceis:

1. Adriana Nogueira, Julio Magalhães e Diego Santos
2. Rafael Araújo e Edison Nunes
3. Adriana Pitarello
4. Rui Takeguma, Daniel e Thiaguinho
5. Denise Mazeto
6. Soninha Francine e Rafael Leite
7. Maíra Moraes, Arthur Secco e Paula da Paz

Amo vocês do fundo, bem lá do fundo, do meu coraçãozinho! Foi muito bom compartilhar com vocês cada momento!

Obrigada mesmo, de coração! Contem comigo sempre!!! :´)

3 comentários:

F.I.O.N.A. disse...

mamita, qué envidia, es impresionante cómo encontraste lo mejor que te sucedió en 2010 !!

Yo todavía lo busco. Escoger una cosa en vez de otra es un tormento, una elección dolorosa....

FELIZ 2011 !!!

Ana Estrella Vargas disse...

ai mamita! tu siempre sufriendo con lo sensillo. poer què tienes que eligir algo, pon todo lo que te parezca que fue mejor. no es posible que no quepa. pero, si por casualidad no cabe, abres una exepcion. qué te parece :)

besitos! Feliz Año!!!!
anita

Ana Estrella Vargas disse...

Queria mandar um e-mail pessoal a cada um deles, mas... pra evitar que 2011 termine sem eu ter agradecido de nenhuma maneira, acho que vou mandar um pra todos pra ao menos agradecer minimamente, né? :)