sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Quem pede tem prioridade

Um amigo me ensinou o ano passado que: "Quem pede, tem prioridade".

Fez refletir muito, afinal, porque temos tanta vergonha de pedir?

A verdade é que a somos ensinados, a sociedade nos impõem, que o correto é se matar de trabalhar para ter suas coisas. Que deve ter orgulho do suor do seu rosto, que jamais devemos pedir ou mesmo aceitar quando nos ofereçam algo.

Mas é preciso questionar de onde herdamos esses valores, e nos perguntarmos se realmente nos servem. Tenho a impressão que são fortes resquícios de um ética protestante que criou as condições propícias para que o capitalismo se fortalecesse e desenvolvesse - e com ele todo seu individualismo e lógica predatória (da subjetividade humana e da natureza). - Resposta de socióloga.

Em outras palavras, quer dizer que nos é incutida uma ideia que não nos beneficia, mas ajuda a manter o modo de vida que temos em que uns podem muito mais e outros muito menos.

Fiz 33 anos o mês passado e já me peguei várias vezes culpando por ainda estar numa condição financeira tão restrita, um pensamento que com o avançar dos anos é cada vez mais frequente.

Essas horas é preciso então recorrer a nossa linha da vida.

Se parar para olhar (ou mesmo contar a alguém), me darei conta mais uma vez que, de fato, sempre fiz o melhor, de acordo com as circunstâncias que se apresentavam. E que houve desafios grandes e muitos altos e baixos, como em qualquer vida que se viva.

É claro que temos que olhar para os erros e acertos e aprender com eles, pois é a única forma de sair da pura repetição, de não andar em círculo a vida toda, a menso que seja muito bom, claro! Mas que seja uma espiral. Acho que a minha já dá uma mola gigante! Se me jogar nela, será que voo longe? rs...

Enfim, dito isto, eis minha listinha de pedidos:


- HD EXTERNO
(antes que meu note de 2007 arreie)

- CELULAR
(pq o meu é da prefeitura, quero devolver)

- TECLADO PARA O TABLET
(pq amo escrever e meu note não pode mais me acompanhar)

- DENTISTA
(por ser caro, foi ficando pra depois)

- ÓCULOS NOVO
(o meu dá alergia e está "desatualizado", mas dá pra ir levando)

- RENEGOCIAÇÃO DA PÓS GRADUAÇÃO
(acumularam as parcelas, são quase R$ 3.000)

- AULAS DE TANGO
(me faz bem, desliga, sinto falta)

- AULAS DE HIPISMO ou TECIDO
(nunca fiz, mas tenho muita vontade!)

- CURSOS DE MASSAGEM/MEDITAÇÃO/ASTROLOGIA/FLORAIS/COACHING
(adoro, tenho o dom e quero me aprimorar, pois será minha mais nova profissão em breve!:)

- SITE
(para a nova profissão!;)

- BICICLETA!
(já ia esquecendo, se na teoria já é lindo, na prática, nem se fale! quero! rs)

- CASA

É só isso! rsrs... Exagerei, né? rs... É tudo que vai ficando pra depois... ih, faltou o Inglês e a CNH!

Claro que, por mais que a gente desconstrua teoricamente uma coisa, essas coisas que ouvimos quando crianças ficam arraigadas na gente, tenho vergonha sim. Mas estou encarando e me expondo, porque sou humana e preciso aprender a não só dar, mas também pedir e aceitar ajuda.

"Quem ajuda é que agradece." Diz esse mesmo sábio amigo.

Ele me agradece e eu agradeço imensamente ao Universo, porque conheço pessoas incríveis nesta vida, e o ombro, conselho, alimento... é sempre providencial!

Claro que, por outro lado, como não está fácil pra ninguém, ou ao menos, não para a maioria... Ainda que o Universo conspire a meu favor, quando a gente faz nossa parte, facilita, por isso decidi tomar uma atitude e estou entregando minha casa este mês. Sei que parece loucura, mas vai dar certo! E Vamos que Vamos que 2017 chegou!!!

Que sejamos fortes, valentes e resilientes. Que a felicidade nos reencontre em cada esquina e cada olhar. Que sejamos livres e capazes de valorizar e desfrutar o melhor, melhor mesmo, da vida - que não tem preço, nem se pode comprar! ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

JA JA JA MAMITA, QUÉ BUENO, FELICITACIONES, OJALÁ QUE VERDADERAMENTE CONSIGAS SOLTARTE LAS AMARRAS DE ASALARIADA. YO COMO TÚ LE DARÍA PRIORIDAD A TENER HIJOS. SON TANTAS EMOCIONES POR EL RESTO DE SUS VIDAS,COMO AHORA CONTIGO....