sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Inspirar e inspirar-se


Ao lado de onde trabalho se estabeleceram algumas pessoas em situação de rua. Ficam ali alguns colchões e uma carroça próxima. Há uns dias fotografei os cachorros ali. Ontem ao sair vi um casal dormindo abraçados numa "suave conchinha" e dormindo lindamente!

Fiquei tão encantada com a cena que outra pessoa dali me abordou pedindo para pagar comida (do caminho de casa até o trabalho e vice-versa são inúmeros os pedidos, se você não parecer firme e determinado, não chega a lugar algum e fica mais sem dinheiro do que já estava).



No dia anterior, a emoção ali era por conta de um vendedor de pipocas que a polícia abordava decidindo apreender seu carrinho. Fiquei sem saber o que fazer. Buscava uma ideia. Se houvesse algo sério acontecendo por perto que tivessem que socorrer... nada. Entrei num sebo para poder acompanhar de longe e no lugar de me ocorrer uma idéia, um livro me encontrou e decidi comprá-lo.

Quase chegando em casa, outro casal em situação de rua, deitados no chão de barriga pra cima, com as cabeças juntinhas, olhavam um livro que ela lia. - E como queria saber desenhar para poder compartilhar aquela imagem que por instantes me capturou!

Cheguei em casa e a lua crescente já começava a querer brilhar, mas o sol ainda clareava bem. Pendurei minha rede na varanda, peguei o livro que havia comprado no sebo no dia anterior e, inspirada pelo casal, fiquei me deliciando com a leitura e aquele momento único. Escureceu, namorei um pouco o brilho da lua se intensificando e fui tocar minhas coisas.

Ler é um prazer com que sonho há muito, porque há anos coloco o que tenho obrigação de ler na frente, e com isso, acabo não lendo nada. Como este ano pretendo ser mais gentil comigo, espero muito conseguir salvar tempos assim, pra ler e mais nada! =)
...
... ...

Essa história me remeteu a uma situação na semana anterior em Teresópolis, onde me diziam que era impossível a criança que chegara ficar 2 minutos quieta - isso porque havia dito que ia meditar uns minutos de frente para o Dedo de Deus. Devo ter ficado entre 20 e 30 minutos ali. Depois do almoço, para a surpresa de todos, eis que a pequena se senta na mesma posição na frente para o monumentoso por vários minutos!



Dois dias depois minha mãe envia um vídeo do meu padastro tomando banho de chuva - coisa que tenho imenso prazer de fazer... não tive sucesso desta vez, minha mãe me fez entrar, mas tentei! rs

Fiquei pensando que mais do que tentar convencer os outros de que algo é bom, se houver oportunidade, simplesmente fazer o que sente vontade, por inteiro, sem pretensões, pode ter um resultado muitíssimo maior!

E ambas situações me agradaram tanto o coração! Para 2017: Inspirar e inspirar-se! Que tal? ;)

Nenhum comentário: