terça-feira, 8 de janeiro de 2008

BARCELONA parte 2

Fomos um pouco à praia que fica no caminho de Granollers... é muito estranho ver todo mundo encapotado na areia! E mesmo com o frio, acho que ficamos mais tempo procurando lugar para estacionar!

Como com as crianças tudo demora muito, decidimos que na quinta eu iria sozinha a Barcelona e pegaria o ônibus turístico cedo. - Uma das coisas que mais me irrita nessa cidade é a quantidade de turistas, por todas as partes, há muitos! A outra é que tudo está em catalão! (Como parece uma mistura de espanhol com italiano, não era tão difícil decifrar o mais óbvio, mas, muita coisa eu realmente não entendia!). - Acordei de madrugada, um pouco ansiosa talvez, me perguntando como seria o meu dia em cima daquele ônibus!


Na verdade não estava muito animada... e felizmente fiquei enrolando antes de sair, pois meu cunhado que ainda estava trabalhando, ligou e quando soube que eu ia sozinha, se ofereceu pra ficar com as crianças. Foi a melhor coisa que podia acontecer, pois choveu a tarde toda, e meu dia naquele ônibus, sem dúvida, não teria sido tão agradável.

O primeiro lugar que fomos foi o Tibidabo, e pra chegar lá pegamos um funicular, um trem velho, que eu adorei!


O caminho é muito bonito. Lá em cima faz mais frio ainda! Têm um parque de diversões, um restaurante e uma igreja imensa com um mini Cristo Redentor em cima, que toda vez que eu tentava fotografar a neblina escondia! Aliás, a vista de lá de cima dá para ver toda Barcelona... e o mar... mas eu só vi neblina mesmo! Ainda assim, foi o lugar que mais gostei.


Acreditem, eu entrei na igreja! E até gostei da parte de baixo, atrás das imagens dos santos há desenhos fortes, com cores vivas. Não tenho como não lamentar ter perdido as fotos! Também fotografei lá dentro a coisa mais absurda que já vi: uma máquina que tem várias velas de mentira dentro, e que pela módica quantia de 20 cents, se pode acender a minilâmpada que imita a chama da vela, como se estivesse acesa! E também tem a que imita a de sete dias, apesar da chama ser do mesmo tamanho, para acender essa é preciso inserir 50 cents! Dá pra acreditar?

Bom, passaria o dia inteiro ali, mas tinha que aproveitar pra conhecer outros lugares. Passamos rapidamente por um mosteiro e também vimos um portão de ferro de onde surgia um dragão, pena que não sei descrever e não encontrei nenhuma imagem, também é Gaudí.

Ah! Minha irmã rodou bastante pra chegar ao estádio de futebol e eu disse que não queria ver. Mas ela queria. Chegamos justo na hora em que os jogadores estavam entrando nos ônibus, e tinha um monte de gente querendo ver, principalmente... o Ronaldinho Gaucho! É muito engraçado! - desculpem, mas tenho uma certa dificuldade em entender todo esse fanatismo. Para ver o estádio vazio, era preciso pagar 14 Euros!!!



Passamos no Museu Nacional d`Art de Calunya (8 Euros - outra coisa que me irrita na cidade: para tudo e qualquer coisa é preciso pagar.), como minha companheira já tinha visto, pensei em talvez ir no dia seguinte. Entramos na lojinha e comprei um jogo de memória com as pinturas. :) Segundo Walter Benjamin, a arte reproduzida não tem a mesma aura que a original... mas a reprodução técnica a torna acessível às pessoas que não tem acesso à outra - que por sinal, são a grande maioria.

Aproveitamos que estávamos só nós duas e fomos a um restaurante tradicional chamado Los Caracoles de 1835! Eu havia entrado no primeiro dia só pra ver e fotografar, pois a cozinha é no meio do restaurante, que a princípio parece pequeno, mas não é. É um labirinto que sobe... por escadinhas de madeira!

Ficamos em um lugar perfeito: um salão pequeno que tinha vista para a parte de baixo onde está a cozinha. Também tivemos sorte com o garçom que foi super atencioso. Eu pedi carne, e veio um pedaço que eu achei que nunca iria conseguir terminar de comer, tinha dois dedos de grossura e cobria o prato quase inteiro! Eu que sempre digo que temos que diminuir o consumo de carne, que todos os habitantes da terra não podem, nem precisam, comer tanta carne... não tive como não sentir um certo remorso e pensei seriamente em não comer carne pelo resto do ano, mas como mal começara... achei melhor adiar a decisão. :)


Essas fotos estão muito sem graça! É emocionante passar pela cozinha, é muito quente e ao mesmo tempo que dá vontade de parar para ver aquelas panelas imensas com chamas de fogo, dá vontade de passar logo com medo de se queimar.


O restaurante é muito velho, e como eu amo coisas velhas, simplesmente amei o lugar! Usam muita madeira e cerâmica. As paredes são recobertas de fotos de personalidades que comeram lá (inclusive o príncipe), e de matérias antigas, até de capa, nas quais era apontado como melhor restaurante. Cheio de detalhes, com muitos caracóis, de todos os tipos! Pintados nos azulejos do banheiro e nas portas das geladeiras, talhados em madeira em porta azeites, piro grafados no cardápio, em bronze, até a máquina de chopp era em formato de caracol! Adorei.



Seguimos para o Castelo de Montjuic, mas... estamos na Espanha: precisávamos muito descansar o almoço. Estacionamos de frente para o castelo e ali, com aquela humilde vista e a chuva caindo do lado de fora, dormimos nossa siesta. Fiz questão de entrar no castelo, mas já era de noite e o vigilante avisou que não encontraria mais que fantasmas aquela hora. Fiquei mais empolgada ainda! Adoraria conhecer um!

Realmente... não deu pra ver muito mais além do muro de pedras. Da vista, a neblina só deixava ver parte de algo com água, que minha irmã me disse ser o porto. Mas tudo bem, ela me apontava em que lugar mais ou menos estava tal coisa, e eu imaginava! ;) Não conheci nenhum fantasma, mas vi um gato preto...



* todas as imagens desta postagem foram retiradas da internet.

3 comentários:

tipuri disse...

oi querida! seria esta a foto do0 dragão? http://www.gaudiallgaudi.com/images/G%20Pavellons%20Guell%20Porta%20drac.JPG

beijos,

estraviz

Ralf R só-a-consciência-no-ato-salva! disse...

Hehehehe... eu ia dizer que acho que o dragão do portão está te esperando aqui em casa, em Sampa... no livro sobre Gaudí que comprei em Barcelona na Semana Santa de 1981...

Pelo que vc conta, aliás, parece que Barcelona ficou um pouco mais metida a besta do que era naquela época...

E quanto à sua primeira postagem: se terminarem a Sagrada Familia em 10 anos... uau!! Eu não imaginei que iria vê-la pronta em vida... Desconfio que o Gaudí quis ser páreo para os construtores da Catedral de Colônia (Köln) na Alemanha, que levou creio que uns 300 anos... Até gerou a crença de que quando ficasse pronta viria o fim do mundo! rsrs

Bom, por agora é isso! Beijos & saudades 1000!

F.I.O.N.A. disse...

Mamita, hace unos días estuve por tercera vez en mi vida en el Tibidabo. Y por segunda vez leo ahora esta entrada de hace 3 años. No entiendo cómo comiste carne en el restaurant Los caracoles. Serena me prometió que me llevaría allí en Febrero cuando regrese de San Sebastián donde estoy ahorita. Besitos, que Dios te bendiga.