domingo, 6 de janeiro de 2008

Barcelona x Sevilha / Eu x TV

De volta a Sevilha depois de passar uma semana em Barcelona, onde não sobrava muito tempo para escrever... tenho agora a missão de colocar minha memória para funcionar (nada fácil), visto que mais uma vez a máquina fotográfica me deixou na mão apagando mais de 200 fotos (!!), com as quais ficava muito mais fácil e agradável contar el cuento. Para poderem ter uma idéia do que vi, vou pegar algumas fotos na internet, claro que, nem de longe tão boas quanto as que fiz e não existem mais... ;)

Barcelona é uma Senhora cidade, muito bonita. Mas preciso dizer: não me fascina como Sevilha. É muito grande e muito impessoal, e o pior: sabe que é bonita. Sevilha me parece mais aconchegaste, mais relaxada, ela sabe que é bonita mas não faz tanta pose, não se preocupa tanto com a aparência, é sensual naturalmente. Isso é a impressão que tenho eu... e pode que esteja um pouco influenciada pela opinião de minha irmã mais velha que mora lá, quem eu não via há uns 16 anos já.

Ela reclama que lá as pessoas são muito fechadas e quando percebem que você é imigrante, te rechazam (rejeitam). Ela também prefere Sevilha, diz que aqui as pessoas são mais sociáveis. O marido também concorda que a cidade aqui é bem mais humana, mas, segundo ele, não tem trabalho.

Já minha irmã que mora aqui, vive pensando em ir para outra cidade, principalmente depois de ter morado uns meses na Inglaterra, diz que aqui as pessoas não tem educação e que os empregados são muy explotados (explorados), não respeitam os horários, fazem muita pressão até os funcionários ficarem quemados (totalmente esgotados), tem vontade de ir para o país Basco, pois ouviu dizer que lá os imigrantes são mais bem tratados. Mas minha sobrinha... não quer nem saber dessa história! Diz que para lá não vai porque lá estão os terroristas.

Tentamos explicar-lhe que muitas vezes a televisão só conta um lado, que tudo e qualquer coisa tem muitos pontos de vista, mas que a televisão geralmente só transmite o ponto de vista que coincide com o que a maioria da população pensa, pois assim com maior quantidade de pessoas assistindo, podem ganhar mais dinheiro com a publicidade. Ela olha meio desconfiada, afinal de contas, é o que todo mundo fala. Imagino que deva concluir para si, que definitivamente, sua família não é normal.

Felizmente não é normal! É isso que gostaria de explicar-lhe, mas não consigo. Apesar de minha irmã lutar contra, sempre que está em casa sem ela fica na internet conversando com as amigas por msn, ou assiste TV. Como tentava ajudar minha irmã nessa luta e ainda por cima cobrava que ajudasse mais a mãe... se tornou mais difícil ainda conversar com ela.

Às vezes tenho a impressão de que queria ser igual às amigas... e eu temo tanto isso! Quero tanto que entenda que a diversidade é importante e extremamente saudável, que ser diferente é bom. Que SER é muito melhor que TER.

Mas se tudo e todos dizem o contrário, por que ela acreditaria em mim? E se a tela parece mais interessante, por que pararia para me ouvir? Detesto disputar com os meios de comunicação, por que sinto que é uma batalha perdida. Vem me arrebatar um triste sensação de impotência... mas não é ela que impera, impera uma inquietação que busca uma saída quase que em vão, como em um jogo viciante que não se consegue ganhar, mas tampouco se consegue parar. Simplesmente não me conformo. Não me conformo.

Hoje é isso que me aflige, sobre Barcelona, escrevo mais outra hora.

5 comentários:

tipuri disse...

queridona! que bom te ler no blog! acho que vamos acabar conversando mais do que nunca por este meio! hehe!

sobre tua sobrinha (manda beijos pra tua família aí!) só queria te dar um toque: é muito importante sim defendermos a diversidade, a diferença, mas é tão importante quanto falar da igualdade, dos pontos onde somos iguais. é no euqilibrio desses dois pontos que está o lance todo. é essa mistura fascinante do diverso com o igual que se forja o demasiadamente humano!

beijos!

estraviz

Ana Estrella Vargas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Ana!!!! Voltei hoje de férias e me deparo com esta ótima notícia!! Blog com viagem pra Espanha, que chique!! Quantos dias vai ficar? Fiquei feliz por vc. Ah.. Feliz Aniversário!! Qdo voltar te abraço pessoalmente.
beijos
Ju

Ana Estrella Vargas disse...

Oi Jú!!
Que saudades!!

Lembra que vc me disse uma vez (ou várias) para que montasse um blog?
Faz tempo, né? Mas aqui está! E como sempre, acho que vc tinha razão!

Vim matar dois pássaros de uma só vez: reencontrar minha família e melhorar o meu espanhol (achei que minhas alunas mereciam esse esforço de minha parte!). Aliás, morro de saudades de te dar aulas! Hoje graças a vc tenho uma segunda profissão! Obrigada por ter insistido em ser minha cobaia! :D ...e ter me insentivado a continuar escrevendo!

Volto pra Sampa dia 23, e qd voltar vou cobrar meu abraço!
Besos!
Ana Estrella

Ana Estrella Vargas disse...

Estraviz!!!
Que delícia receber seu comentário!

Acho que tens toda razão! O equilíbrio (por vezes tão distante) é A chave.
Passei o dia todo ensaiando começar enfatizando no que somos iguais: no ser sensível, no gostar, no magoar-se, nos quereres, enfim, no ser humano. Mas... não consegui pedir que deixasse o computador para que conversássemos. Como é possível que uma máquina me deixe tão insegura?! é um absurdo!!
Bom, pelo menos eu gosto de desafios! Vamos ver no que dá!
Obrigada pelo toque! ;)

Beijos pra ti e pra sua pequena!