quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lenine e o suicídio


Podemos dividir as pessoas em não suicidas e potenciais suicidas? Tenho a nítida impressão de que sim. As vezes que me atrevi a tocar no assunto as reações foram ou um espanto absurdo de quem nunca pensou nem haveria de pensar nisso, ou uma naturalidade impressionante, como uma familiaridade com a questão. Ou seja, enquanto uns aparentemente nem se quer cogitam a idéia, outros não só já cogitaram como já tentaram. Claro que é algo que não se assume assim em qualquer ambiente ou sem certo constrangimento que talvez venha justamente da reação das pessoas que não compreendem e tratam o "rico suicida" como um "pobre coitado"!


Lembro que tinha o plano de escrever um livro sobre as razões para morrer (não consigo lembrar qual seria o nome, era tão perfeito, que droga de memória!), afinal de contas, como o meu senso de responsabilidade não me permitiria cometer loucura tão desejada sem dar uma explicação mínima às pessoas que me amam e que eu amo (e claro, aproveitar para passar o recado para as não tão amadas assim), o registro se faz necessário, apesar de que as razões são tantas que dificilmente poderei terminar um dia, até porque nem sei se terei tempo de começar. De qualquer forma é um projeto que talvez aos poucos comece, e por favor, se for por aqui, não se assustem!




E o que o Lenine tem haver com o suicídio? É que a junção das melodias, instrumentos, letras e a voz dessa pessoa se resumem para mim como algo que faz a vida valer à pena. Escrevendo assim parece tão pouco, mas para mim não é. Não mesmo. E hoje quero registrar aqui uma boa razão para viver: OUVIR LENINE!

De novo estou escrevendo no lugar de estar estudando e amanhã o dia vai ser bem puxado. Gostaria de ficar a noite inteira escrevendo sobre minha vivência com as diferentes músicas do Lenine, com as quais já chorei muito, já me indignei, já dancei, já dei curso! Mas como tenho que me policiar... só deixo registrado aqui que fui ao show dele no Sesc Interlagos e voltei absolutamente satisfeita, nutrida, energizada, recuperada, encantada!






Esses dias uma amiga disse que não entendia porque gostava tanto dele. Expliquei o que penso que seja: é que é a voz masculina de Yemanjá! A voz masculina sempre me agradou mais que a feminina, mas a dele em especial me traz algo que só o mar me traz; essa mescla de suavidade e leveza com força e profundidade. Não tira a dor, mas preenche todas as brechas com calor. Às vezes machuca, remexe, cutuca, mas em seguida nos envolve em um manto de calmaria e beleza.



É um tratamento intensivo mesmo. Queria poder agradecer a ele por tudo que me faz sentir... No entanto, como não tenho como fazer isso pessoalmente como gostaria, deixo aqui registrado para o mundo o meu agradecimento eterno a esse músico mágico que me faz tão bem! Muito, muito obrigada Lenine!




22.04.09 às 00h07

Um comentário:

Unknown disse...

Assim como vc, sou grato a ele, muito, como que pela minha vida, por ele ser uma razão para preservar a tua. Te amo Ana Estrella... Bjus