sábado, 22 de dezembro de 2007

Ler o que? Escrever pra quem?

Hoje recebi e-mail de um amigo contando que entrou no blog, mas que, como os textos eram grandes... ficou com preguiça. Achei legal ele ter "confessado", aliás, compreendo perfeitamente. Mas isso me fez pensar: se já tem tanta coisa por aí que não damos conta de ler (durante as féria é tão difícil escolher um dentre tantos livros que estão na fila há tanto tempo!), por que estou escrevendo mais? E, pra quem?

A resposta imediata foi: estou escrevendo pra mim. Mas estão, por que publicar? É... não sei bem ao certo. Sei que agora não posso parar de escrever, porque depois, recomeçar é terrível! O texto não flui e quando finalmente sai, fica parecendo um amontoado de rodas quadradas que procuram se encaixar em vão. Se é o que eu gosto de fazer... fazer o que?

Quando olhei de novo a tela, tinha acabado de chegar um e-mail (lindo!) do Pedro Aguerre, um sociólogo de coração vivíssimo e de um brilho nos olhos inigualável que faz parte do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC). Em espanhol, deixou registrada sua expectativa de saber mais sobre "mis andanzas por la dulze y terrible España", fiquei muito feliz com a mensagem!! Também me perguntou se eu já tinha visto a revista Aurora: "Tiene un bellisimo artículo de Rafael."

Artigo do Rafael??? Nossa!! é mesmo! ele me enviou o link antes de eu viajar e na correria, não consegui ver! Abri na mesma hora e comecei a ler.... mas minha irmã chegou em seguida e ficamos horas falando sobre o passado. Depois que ela foi dormir retomei o artigo, que está realmente muito bonito e envolvente. Foi curioso porque, dentre outras coisas, aborda a necessidade de se reconhecer o passado que a Hannah Arent defende, e com a qual tenho concordado cada dia mais.

http://www.pucsp.br/revistaaurora/download/rafael_araujo.pdf

Vale a pena ler o artigo até o fim - principalmente para os futuros sociólogos. O Rafael também faz parte do NEAMP e foi meu professor de sociologia deste ano - é outro sociólogo lindo, super ligado a arte e extremamente competente, que eu mais que admiro!

Um comentário:

abuelita poderosa disse...

cuando estabas a punto de nacer Ralf y yo discutimos sobre tu nombre. No recuerdo cuál de nosotros quería que te llamases SOL y cuál que te llamases ESTRELLA. Total, muchas veces nos hemos arrepentido de no haberte llamado SOL. Las palabras tienen poder.