terça-feira, 25 de dezembro de 2007

La Nochebuena

A véspera de natal aqui se chama Nochebuena. A nossa passamos na casa de minha tia com sua família, num total de 10 pessoas. A ceia foi bem diferente da do Brasil. O primeiro prato era camarão (gigante) e o segundo, pato (só pato, sem acompanhamento). Tomamos vinho e champanhe, mas o que eu mais gostei foi a sobremesa: tarta negra, típica da Venezuela, é um bolo de chocolate com frutas secas ao rum, banhado em licor. Uma delícia!

O momento que mais me marcou foi quando meu tio começou a cantar uma música e la abuela, (que estava na cabeceira da mesa, mas lá no cantinho, quietinha) continuou cantando e seguiu até o final da música, acompanhada apenas de uma faca marcando o tempo em um prato.

Quando estávamos terminando de comer, o marido de minha prima e meu tio (que é muito legal!) começaram a cantar as músicas sevillanas, minha tia trouxe uns pandeirinhos e todos acompanhávamos as músicas. Ah! minha prima e minha sobrinha dançaram estupendamente! Fiz fotos lindas! mas... para minha surpresa, hoje de manha haviam desaparecido da máquina :( coisas da alta tecnologia!

Adorei a noite, principalmente a cantoria! Me senti super em casa e teria passado a noite inteira ali, mas meus primos iam sair e minha irmã trabalhava no dia seguinte, por isso, voltamos por volta da 1h30... minha cabeça rodava e, apesar de ter acordado muito durante a noite, finalmente consegui ir dormir cedo.

Nenhum comentário: