sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Minhas músicas nossas


Às vezes me sinto um rádio que muda de estação a cada momento... algumas frases que compõe a minha vida estão agora no meu subtítulo e copio abaixo, mas há outras, muitas outras...

"É tempo de saber pra onde esse barco vai ... que angústia desesperada, minha fé parece cansada ... enquanto o tempo acelera e pede pressa ... eu quero sempre mais, eu quero sempre mais ... quem quiser remar contra a maré, tem que remar muito mais forte ... help! ... eu e meu coração vamos passear... não se assuste pessoa, se eu lhe disser que a vida é boa ... meu bem, meu bem, usa inteligência uma vez só ... agora só falta você, agora só falta você!"

Uma música que vire e mexe volta, se fez mais presente hoje pelo simples fato de ver a palavra "pecado" no msn de alguém... ela apresenta uma das poucas concepções de pecado que aceito, mas não só: vai bem mais fundo e bem próximo de onde estou pensando em ir fuçar... a música é Soul Parcifal de Renato Russo.

"Vê que a minha força é quase santa
Como foi santo o meu penar
Pecado é provocar desejo e depois renunciar
Estive cansado
Meu orgulho me deixou cansado
Meu egoísmo me deixou cansado
Minha vaidade me deixou cansado
Não falo pelos outros
Só falo por mim
Ninguém vai me dizer o que sentir"

Não lembrava da primeira frase, mas acho que também vem a calhar, assim como o meu cansaço e o meu orgulho - que nunca coube em mim de tão grande, eu sei. Sinto que preciso mudar, quero. Mas não sei bem como, nem em que... talvez devesse diminuir o orgulho para dar espaço ao egoísmo e a vaidade... mas não consigo acreditar que compense.

O que realmente quero? Quero ser mais alegre e resistente, quero de certa forma ser envolvente e poder mostrar para as pessoas como é bom e importante sonhar. Que sonho que se sonha junto não é um simples sonho, é muito mais! E quanto mais gente acreditar, mais fácil se torna o realizar!

Mas isso também parece só mais um sonho... não é?
O pior é que hoje me chamam de sonhadora, mas se amanhã eu me apresentar um tiquinho mais egoísta, certeza que olhares vão me reprimir. É verdade que alguns quase que comemorarão aliviados, mas outros, não esconderão sua decepção.

Acho que é disso que estou tão cansada... de sonhar sozinha, de me sentir incapaz de provar para os que estão comigo que vale à pena, de querer sempre mais, mas me sentir cada vez mais tão pequena... será que vou morrer "só, somente só"? Não...

"Tenho jasmim, tenho hortelã
Eu tenho um anjo, eu tenho uma irmã
Com a saudade teci uma prece
E preparei erva-cidreira no café da manhã
Ninguém vai me dizer o que sentir
Eu, eu vou cantar uma canção pra mim."

Ao menos as músicas (e sabores, cores, cheiros, sentidos e sentimentos) hão de me acompanhar...

"Quisera eu
Ser a primavera
A boa-nova
Os sabores da vida
Dentro da sua tigela colorida
De tons incomuns
E colorir um a um
Os seus momentos nus..." (zélia dunkan e lulu santos)

E tem algo melhor nesse mundo do que música?
Só poder ouvi-las, dançá-las, senti-las e compartilhá-las! né náo? ;)

"Dançar ao produzir e dançar por dançar" (manifesto do reencantamento do mundo)

É isso que desejo para o mundo e para cada um de nós para os próximos anos!

:D

2 comentários:

Maíra Moraes dos Santos disse...

Músicas também me são sempre presentes, nos dois sentidos. Mas gostaria de te lembrar que tem pessoas que sonham junto com você... Somos muitos os sonhadores pelo mundo. O problema é que muitas vezes nos envergonhamos disso, e guardamos só para nós... Um de meus sonhos é que nós possamos aprender a revelar nossos sonhos e assim perceber como eles são comuns e como juntos podemos torná-los realidade... Hoje, mas do que antes, sonho conquistar coisas que parecem inalcançáveis... mas quem sabe daqui uns dez anos... Construí muitos sonhos ao seu lado, no trabalho e na Faculdade... Os mutirões e sua entrada no mestrado pareciam sonhos e você os realizou com a ajuda de outros sonhadores... Não desista de sonhar... Um Beijão de uma amiga sonhadora, apesar de pessimista.

Ana Estrella Vargas disse...

:)
Olha só!
Um sonho meu era que um dia além de ler vc fizesse algum comentário no blog, e não é que aconteceu?
É muito bom poder contar com vocês flor! E sei que não conquistaria meus sonhos sem a ajuda de vcs... mas temo que uma hora se cansem, se frustrem...
Acho que vcs são a melhor coisa que tenho nesta vida e meu maior medo é que meus sonhos no lugar de nos unirem mais terminem nos afastando.
Nunca, nunca deixe de sonhar minha flor! Temos muitas conquistas já e teremos muitas mais!
Te amo de coração! e muito, muito obrigada, de coração!!! :D