segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Olha isso!

Minha mãe - proliferadora de um e-mail intitulado "tragam esse cara para o Brasil" que falava sobre um xerife de um condado no Arizona que inventou uma cadeia aos moldes de um campo de concentração no qual os prisioneiros tinham um custo baixissímo, sem nenhum tipo de benefícios e sendo obrigados a trabalhar - me contava sobre o tal condado e as histórias dos familiares que sofreram com a ditadura e se envolveram fortemente com a política na Venezuela, quando tive que interromper seus contos para ver uma matéria do CQC em que mostravam que na cidade de Assis, no interior de São Paulo, procuram fazer valer uma lei da ditadura que diz que "a vadiagem é proibida". O corajoso repórter do CQC trocou de roupa com o camera-man e ficou disfarçado de "vadio(?)", quando estava sentado na calçada a polícia o abordou e... vejam no que deu!



Pois é... difícil acreditar que no século XXI ainda tenhamos que conviver com esse tipo de absurdo... mas pelo menos, hoje podemos denunciar e proliferar as denuncias também!!!

Perguntei a minha mãe, que até uns minutos atrás não sabia o que significava a expressão "xilindró" (ou "chilindró"?), o que acharia se seus filhos fossem presos nessas condições (andando na caminhada cultural que fazemos todos os anos, por exemplo) e fossem colocados na tal prisão do tal condado.

É...

E viva a internet que possibilita que "ideias fantásticas" como essa do condado também cheguem a tanta gente... e possam ser questionadas, claro!
Porque um povo que se preocupa mais com punir do que educar (no sentido de ferramentar para sua emancipação e não no de dogmatizar), não é um povo, é uma pólvora! ;o)

2 comentários:

Anônimo disse...

mamita,
Uno siempre corre atrás de la solución más rápida, más fácil, que a la larga se transforma en otro problema, más complicado que el original.
Como ya te conté, hay una ciudad en Suiza llamada Basel o Bale (donde vive Andreíta, la hermana de Léon y Serena)y donde todo el mundo tiene una excelente educación, no apenas científica, sino también artística y sobre todo ciudadana y ambiental. Por lo tanto no existen bandidos. Y la cárcel está siempre vacía.
Pero...como nada es perfecto, no hay ninguna otra ciudad en el mundo que la supere en número de suicidios de jóvenes(en % de habitantes).

Titi disse...

É uma pena que no Brasil, algumas pesoas ou setores estejam tao retrasados e tornadose tao moralistas.
Eu fiquei chocada con a notícia da moça que foi expulsada da faculdade, (e apanhou dos colegas) somente porque levava uma minisaia. Ué? Cómo pode haver tanto moralismo en un país tao famoso por sua sensualidade e sexualidade? O que é que ten de errado usar uma minisaia? Será que quem a expulsou y quen lhe bateu por sua "indecencia" nunca vai á praia?
E claro que fico chocada também con o que vc escreve. Cada um que viva como queira (e se vista como queira). Nao causa perjuízo a ninguém "fazer vadiagen" ou se vestir de uma forma ou outra. Nao é?