terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ajuda para o Mutirão Água Branca

Na semana passada escrevi um e-mail pedindo ajuda para o próximo mutirão, o qual a Soninha acabou colocando em seu blog. Daí me perguntei: por que não colocar no meu? Rapidamente concluí que não valia à pena, se no dela que tem 230 seguidores quase não teve repercussão, imagina no meu! Mas como é isso que tem tomado cada minuto da minha semana, no que tenho me empenhado muito (e que não é bolinho não), tá aí, divido aqui com quem me acompanha:

"Caros colaboradores, voluntários e amigos,

A Subprefeitura Lapa realizará um mutirão de revitalização na região do Cingapura Água Branca nos dias 26 e 27 de setembro e gostaria muito de poder contar com a colaboração de vocês nesse processo.

A região é muito carente, possui uma favela que está passando por processo de desocupação (pois fica sobre um córrego, portanto em área de risco) e tem vários pontos críticos, dos quais escolhemos três para, junto com a comunidade e entidades ou empresas interessadas, melhorar/revitalizar conforme podem ver abaixo:



1. O parquinho - deveria ser um espaço para as crianças brincarem, mas todos os brinquedos estão quebrados, o lugar está sujo e não tem iluminação.
Pretendemos: fazer a limpeza, plantar grama e flores, solicitar iluminação e trocar os brinquedos.
Precisamos: mão de obra e brinquedos para o parquinho.





2. A quadra - segundo os moradores vira "uma piscina" quando chove e está com a tela arrebentada em diversos lugares, além de outros problemas.
Pretendemos: fazer valeta para o escoamento da água, trocar a tela, trocar aro e traves e pintar a mureta.
Precisamos: tudo.



3. O Eprim - espaço comunitário (de dois andares com duas salas) que os moradores utilizam para fazer reuniões e onde pretendem ter cursos e talvez reativar uma rádio comunitária que já tiveram no local há alguns anos.
Pretendemos: pintar o prédio.
Precisamos: mão de obra e tinta

O mutirão consiste em evento realizado em dois dias (excepcionalmente), no qual a comunidade se envolve na reforma e recuperação de áreas. Também procuramos inserir atividades culturais e esportivas (que fazem parte da revitalização, no sentido de trazer mais vida) para que o trabalho se torne mais agradável e para que a comunidade descubra o que pode fazer com seus próprios recursos.

Estamos procurando outros apoiadores, mas como podem ver, precisamos de muita ajuda, apoio e colaboração. O que considero mais importante de tudo o que precisamos são os brinquedos para o parquinho; também gostaríamos muito de colocar "brinquedos de adultos", ou seja, algo para que possam fazer "academia" ao ar livre (como se pode encontrar em algumas praias); foi uma demanda que pudemos perceber em visita a comunidade.

Se vocês puderem (ou conhecerem grupo ou pessoa que possa) colaborar com algum dos itens acima, seja com equipamentos, materiais, mão de obra, apresentações artísticas ou mesmo com lanche para as pessoas que estarão trabalhando, por favor não deixem de nos contatar para que possamos juntar forças. Todos são muito bem vindos!

Bom, como já expressei antes, qualquer colaboração é bem vinda e tanto a Sub Lapa quanto a comunidade em questão ficarão mais do que agradecidas de poder contar com tanta gente de bem.

Agradeço de antemão e me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,
Ana Estrella Vargas"

aelvargas@prefeitura.sp.gov.br

---

Coloco aqui também a resposta a um comentário de um querido internauta afirmando que as pessoas têm vergonha de ajudar, o que me inspirou a escrever para além da simples resposta:

"Sim, tem gente que tem vergonha de ajudar, mas não deveria; pelo contrário, deveríamos ter vergonha de não ajudar, pois de alguma forma, mais direta ou indireta a situação em que as coisas se encontram está ligada a nossa forma de agir e pensar, o que considero que precisa mudar. Todos somos responsáveis ou co-responsáveis.

Há ainda os que têm preconceito com o que consideram assistencialismo, que acreditam que só precisamos de educação. Pois digo que a educação é indispensável e precisa melhorar muito, mas ainda não estamos em condições de dispensar o assistencialismo - infelizmente.

De qualquer forma, nos mutirões procuramos envolver a comunidade ao máximo para que esta entenda que a coisa pública também é dela, que usufruir de algo bom depende dela, tanto no sentido de cuidar e arrumar, quanto no de cobrar do poder público e buscar parceira ou apoio privado, mas o principal é que percebam o quanto sozinhos ou quase, podem fazer muito, que não devem estar sempre esperando, que não tem que depender de ninguém. Certamente não conseguimos atingir nossos objetivos no grau que gostaríamos, mas nossa pretensão é ajudar a comunidade a se articular, apoderar e emancipar.

No mais, só posso dizer que o mutirão é uma experiência única, que é muito, muito bom poder ver o que juntos podemos fazer, e podemos muito.

Fica aqui meu convite a todos.

Abraços!"

--

E vamos que vamos que o som não pode parar!

Um comentário:

F.I.O.N.A. disse...

ai... se eu pudesse, faria um churrasco acompanhando geladinha, para os que ajudassem trabalhando, limpando, transformando o feio em bonito, e com samba no fundo.