segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sí, se puede!

Numa democracia, a gente também apita. Não é porque os governantes foram eleitos que podem fazer o que bem entenderem: se não estivermos de acordo - e formos muitos - não podem nos ignorar.

O governo federal tem feito de tudo para implantar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e, para podermos opinar, temos que entender.
Por isso escolhi este vídeo e o texto da Telma Monteiro, ambos curtos e esclarecedores:

Por Telma Monteiro

"Atônita com a atitude do Brasil frente às recomendações da OEA sobre Belo Monte, acabo de levar um grande susto com a retaliação de Dilma Rousseff em retirar a contribuição anual à organização. Todos os membros da OEA contribuem anualmente para manter sua estrutura. Não que isso vá acabar com a OEA. Mas a atitude do Brasil tem um significado vergonhoso.

Fiquei então pensando se Dilma, durante a ditadura, quando presa e torturada, na solidão de sua cela, exausta e sofrida, teria ansiado por um organismo internacional que intercedesse por ela e por aqueles que sofriam com a violação dos direitos humanos. Assim, como fez a Comissão de Direitos Humanos (CIDH) da OEA em favor dos indígenas do Xingu, para resguardar seus direitos ao consentimento livre prévio e informado.

Estranho, pois, que o governo brasileiro tenha uma atitude tão ou mais xenófoba que as dos militares brasileiros da ditadura, algozes autoritários. Aqueles militares que esbravejavam e que esbravejam ainda, caquéticos hoje, contra uma ridícula ameaça americana de conquistar a Amazônia e as suas riquezas naturais. No entanto, o que consta é que os que querem explorar as riquezas naturais da Amazônia são as nossas próprias empresas estatais consorciadas com as grandes empreiteiras, com mineradoras ávidas, com bancos públicos, privados e holdings internacionais. Belo Monte significa uma montanha de dinheiro, ou a Vale não estaria agora interessada.

Com tudo isso o Brasil, não este maravilhoso dos brasileiros, mas aquele dessa presidente autoritária e arrogante, está dando mostras contundentes de que não tem maturidade para integrar o tal Conselho de Segurança da ONU, tão almejado. Quem não respeita os direitos humanos e desse crime é apontado publica e internacionalmente, não pode ser levado a sério.

Será que Dilma Rousseff e entourage estão esquecendo como sofreram horrores na ditadura? Será que estão fazendo uma releitura da dita ao ignorar o clamor dos indígenas do Xingu e agora o grito dos Munduruku do Tapajós?

O governo, a AGU, suas excelências no Congresso, estão agindo, no caso da OEA e Belo Monte, com visível medo de que essa Medida Cautelar proferida pela CIDH se transforme em um precedente. Levando-se em conta tudo que está planejado nas obras tenebrosas do PAC, dá para entender o temor."


Minha angustia vem com a esperança de podemos barrar esse crime contra a Amazônia e contra nós mesmos.
Hoje há muitas alternativas de geração de energia. Não precisamos destruir florestas, rios e povos indígenas para isso.

Disseminar essa informação é impressindível! - e conto com vocês! ´: )

2 comentários:

abuelita poderosa disse...

Es horrible, pero creo que es mejor una usina hidroeléctrica que una nuclear que es lo que la ONU ofrece como substitución. Lo ideal serían las turbinas eólicas o, mejor todavía, que todos prescindiésemos del uso de electricidad, je je

Ana Estrella Vargas disse...

Sí es mejor que una usina nuclear, pero ese proyecto megalomaniaco de la dictadura fue desarrollado cuando aún no havian sido discubiertas, testadas y difundidas las alternativas qu tenemos hoy.

Pequenhas hidrelétricas para consumo local, no dañan tanto, el problema es querer hacer cosas inmensas es que el impacto ambiental también es inmenso!

Si invertieramos en el calentamiento de água com el sol, ya nos librariamos de grande parte del problema!

Asi como se pueden gerar energia del sol, de los vientos, etc, etc.

Por cierto, has pesquisado algo? Quando pondremos las turbinas para aprobechar el viento de la casa?...

Ya regresas mañana! Como pasa rápido! Y los libros, que has hecho?

bss! a*