Quando ouvi um dos melhores funcionários da Subprefeitura (pessoa honesta, disposta, dedicada) contando que precisou pegar um segundo emprego e trabalhar em telemarketing, que por meses, só via o seu bebê dormindo, me bateu uma revolta tão grande! E há tantas histórias parecidas... Como pudemos deixar a nossa situação salarial chegar ao estado que chegou?
Este mês completo 5 anos de trabalho na Prefeitura de São Paulo, e desde que eu entrei (na verdade, desde muito antes), todos os anos temos um reajuste de 0,01%. Não preciso dizer que todos os anos tudo aumenta aproximadamente 7% a 9% e que este ano está ainda pior, não é? O que temos portanto é uma perda salarial anual.
Preocupa ouvir a copeira - que recebe muito menos que eu - dizer que não adianta nada parar, mas me enche de esperança ouvir o motorista mais humilde e bem disposto do mundo dizer que é falta de bom senso não concederem um reajuste de verdade.
Alivia ver muita gente se mobilizando! Nesta quarta paramos pela manhã e tinha muita gente, mas deveria ter pelo menos o dobro ou o triplo. Só provocaremos o impacto necessário se a maioria parar. E é isso que espero que aconteça no dia 07 de junho, quando faremos a nossa segunda paralisação.
Também fiquei indignada com a aprovação do novo Código Florestal, mas feliz de saber que ao menos 64 parlamentares votaram contra – muitos deixando de seguir a orientação do partido. Depois de muita angustia, pude sentir certo alívio ao ouvir a presidente Dilma dizer que é contrária a anistia dos desmatadores. Ainda há esperanças.
Mas deu vontade de chorar quando vi a foto de um indígena chorando, segundo a legenda, ao saber que a presidente teria autorizado o início das obras da usina de Belo Monte. Pesquisei e fiquei relativamente aliviada de não encontrar confirmação e ver que ainda não foi concedida a liminar – apesar da previsão de expedição para a sexta que acaba de acabar.
Deu um nó no estomago quando vi que haviam proibido a Marcha da Liberdade. Não podia acreditar! Queria estar entendendo errado, mas não estava! Mas o que será que essa gente estudou? Dizem que estão cumprindo a lei sem respeitar a liberdade de expressão e manifestação, sem respeitar a Constituição! E não sabem que proibir só aumenta o "problema"?
No final das contas, provam que o propósito da marcha é real e certamente haverá muito mais gente por isso, pois estou certa de que não deixaremos isso passar em branco! Isso se chama Desobediência Cívica! :)
Podem
me prender, podem me bater / Podem até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião!
Apesar de tudo isso, não perco a alegria de viver, nem a vontade de multiplicar as coisas boas! E fico realmente contente de ver as mobilizações acontecendo, e de poder com isso, entrar na briga e lutar pelos nossos direitos também! \o/\o/\o/
Vamos todo mundo... ninguém pode faltar!!!