quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Preta branca de olhos coloridos?

Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...

Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...

Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...

A verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...

Comecei a cantar essa música - que gosto muito - lembrando de um amigo que ria da minha risada que dizia ser ridícula (por sinal muito parecida com a do meu irmão)... daí lembrei que quando vim morar em São Paulo uma amiga me chamava de "preta branca", pois apesar de toda minha branquelisse, o meu cabelo (felizmente) não me permite esconder algo do qual só tenho verdadeiramente orgulho.

Daí fiquei pensando na minha trisavó com sua carta de alforria, nas dificuldades desse povo tão lindo, mas também e principalmente nas coisas boas! Quantas coisas maravilhosas que temos em nossas culturas não tem origem negra? Muitas, não?

Então, apesar de 20 de novembro (feriado da consciência negra para quem não sabe) já ter passado, fica registrado aqui meu singelo e sincero agradecimento! - pela força e pelas muitas coisas boas! :´)

Nenhum comentário: