quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Redes sociais X Trabalho

Cada coisa precisa ter seu tempo e espaço ou corremos o risco de vivermos com uma sensação de frustração cada dia maior, pois saímos do trabalho com a sensação de que não fizemos o que precisava (porque temos que manter a rede aberta e ela nos distrai com assuntos pessoais) e que não paramos de trabalhar nunca porque ele nos acompanha - e permitimo-lhe tudo!


Tempo

Lembro que quando mais nova me sentia muito importante, para mim não havia dia ou hora, foi minha escolha: trabalhava 24 horas se possível - e quando preciso foi, o fiz. O fiz e percebi o quanto era massacrante, esmagador. Assim decidi que não queria mais aquela vida. Mas mudar não é fácil...

Desde então percebo cada vez mais o quanto é também desrespeitoso com nós mesmos essa atitude, com nosso corpo físico e nossa subjetividade, pois nossa riqueza reside na nossa diversidade! Não somos robô. Temos talento para ser bons em muitas coisas - e precisamos! Porque uma vida equilibrada é além de mais saudável, mais saborosa, rica em nutrientes essenciais para a Felicidade!

Agora quando vejo as pessoas enviando mensagens sobre trabalho aos domingos, noite, madrugada, lamento, pois sinto que muitas vezes não é pela necessidade do trabalho, mas do sentir-se importante. Cada coisa precisa ter seu tempo.



Espaço

Choquei quando li esses tempos uma pessoa perguntar se preferia que um arquivo (importante!) fosse enviado pelo facebook ou whatsaap! Por mais que a rede possibilite o envio, há coisas que tem que ir para o e-mail, pois a rede é dinâmica, a coisa se perde e depois encontrá-las nos fará perder tempo, logo, não pode ser o mais adequado.

E se a maioria passou a fazer isso, enquanto educadora, por mais que deva me aproximar da linguagem que o outro usa, pelo nosso bem, também não posso me refutar a fazer esta ressalva:

Cada meio tem suas vantagens e desvantagens, cabe a nós nos perguntarmos se estamos escolhendo o mais adequado para o assunto. Isso é profissionalismo. Lembrando que há uma rede social apropriada para a vida profissional: o Linkedin. Cada coisa precisa ter seu espaço.


Retângulo no quadrado

Claro que não significa que NÃO-NUNCA-JAMAIS, podemos fazer exceções, afinal, não somos quadrados, somos tudo-junto-e-misturado, complexos, humanos. O que não podemos é permitir que as exceções virem regra, a menos que sejam benéficas para nós, o que não me parece ser o caso.

Aliás, de minha parte, posso dizer que encontrar um e-mail pessoal em meio aos e-mails é como encontrar um chocolate no palheiro - alegra! E certamente darei mais atenção do que no whatsapp, que muitas vezes, se não tomo cuidado, me leva o tempo embora - e com muito pouca substância.

Enfim, precisamos usar a internet a nosso favor! Fica aqui meu apelo para essa reflexão! 😉


Nenhum comentário: