sábado, 21 de janeiro de 2017

Gratidão


Apesar de 2016 ter sido o ano pesado que foi, o sentimento mais recorrente que tive foi: Gratidão.


Para quem estudou Sociologia e Política e está envolvido com Políticas Públicas e Direitos Humanos, acompanhar tanta turbulencia e derrotas, não foi nada fácil. Até eu que sou toda Poliana (buscando sempre o lado bom de tudo), não consegui me auto convencer com meus argumentos "polianísticos".

No entanto, se olhar para o meu ano todo de longe, há uns brilhos muito especiais! Entre elas, comecei o ano em Ilhabela e pude voltar para aquele lugar mágico com frequência; desenvolvi um novo trabalho de orientação com apoio da astrologia e meditação, conheci pessoas muito especiais... a prefeitura é um capítulo a parte, foi duro, mas também bonito.


__

Na prefeitura, me tornei instrutora da Formação Fundamental em Direitos Humanos e, posteriormente, do programa de Excelência no Atendimento ao Cidadão, ambos da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo, fui convidada para elaborar e organizar o curso de Formação Cidadã da Secretaria Municipal de Cultura - uma oportunidade grandiosa e apaixonante, trabalhosa também, mas cada encontro e retorno dos alunos compensou e fez superar todo e qualquer estresse! 

A oportunidade de falar com os servidores sobre LGBT, Gênero, Racismo, Imigrantes, Drogadição, Juventude, População em Situação de Rua, Pessoa com deficiência e pessoa Idosa foi um presente para, espero, encerrar meu ciclo na prefeitura com chave de pérola! :)

No segundo semestre consegui ser nomeada na Secretaria Municipal de Cultura e também fixei lotação lá, o que significa que se perder o cargo que exerço não preciso me reapersentar na Secretaria de Saúde (uma grande vitória!). E hoje, dia 21 de janeiro de 2017, completo 5 anos exercendo cargos de confiança, o que significa que se torna permanente ao meu salário a gratificação de função, mesmo que me tirem o cargo - e esse era o passo que faltava para, assim que viável, poder pedir uma Licença de Interesse Particular (não remunerada), na qual posso ficar até 2 anos sem ter de abrir mão da "carreira", sendo possível ir experimentar outras coisas neste mundo! ;)
___



Mas pelo que mais me sinto grata mesmo, é pelo aprendizado, pelo apoio do Universo e pela minha resiliência (ainda que de tão usada já está meio gasta! rs). 

Sei que parece estranho, mas sou grata às pessoas mais... sacanas comigo. Porque me ensinaram coisas que precisava aprender.

E não sei se o Universo faz essa compensação, mas houve tanta coisa boa, tanto apoio, ganhei 2 cursos que ajudaram a abrir a visão para outros mundos possíveis, ganhei amigos que são como verdadeiros pais, com quem troco e aprendo muito, sem falar no pai do Templo Guaracy, é tanto amor, que não tem como não sair bem dali! Procuro entender e apreender e me banho desse amor todo, que faz toda a diferença do mundo! Sou muito grata!

No final do ano foi tanta bordoada que fiquei zonza! Mal mesmo. Mas passa! E lembro que duas coisas foram especiais: ouvir o Mujica diendo que o homem é o unico animal que tropeça 20 vezes na mesma pedra (fez eu me sentir menos mal com alguns erros que são hábitos arraigados e acabam se repetindo) e uma palestra de um portuga lindo que coloco abaixo e recomendo!



E me empolguei, não pretendia escrever tanto! Mas é isso, queria registrar que esse sentimento é grandioso e me preenche cada vez mais! Porque tenho acesso a natureza para me reabastecer, me redescubro e reconstruo cada dia melhor e tenho o privilégio de conhecer pessoas muito especiais! 


Nenhum comentário: