sábado, 9 de janeiro de 2010

Metas pessoais para 2010

Quais são suas metas para 2010? Você acha besteira esse negócio de fazer promessa? Já fez muitas que não conseguiu cumprir? Mas isso não deve ser razão para desistir, afinal, quem já não fez isso?

Vida sem meta é como tinta sem cor! E não há época melhor para se organizar e planejar como o começo do ano.

Bom, mas para ter sucesso nesse processo, não adianta querermos mudar tudo de uma hora pra outra, precisamos escolher o que seja exeqüível e saber que chegar nos 100% não é fácil.

O que percebo é que muitas vezes se dá mais importância às metas profissionais e materiais, como ganhar mais ou trocar de carro, do que às pessoais. As pessoas esquecem com freqüência de que se elas próprias não estiverem bem, dificilmente terão sucesso em outras áreas. E outra: precisamos urgentemente mudar alguns preceitos de nossa cultura ocidental para que o Ter nunca seja considerado mais importante que o Ser.

Então, para que não cheguemos ao fim de nossas vidas sem condições de aproveitá-la por falta de saúde e com arrependimento de não ter aproveitado antes, tomemos algumas atitudes já!

Escolha ao menos um item para cada uma das áreas abaixo, se quiser dicas de como ou entender o porquê da importância, leia o texto que acompanha e não só os tópicos, oras! ;)

  • Saúde – atividade física: deixe a preguiça de lado porque fazer um pouco de exercício certamente te deixará com muito mais ânimo, pois se trata de uma necessidade do corpo. Verifique que oficinas o Tendal oferecerá este ano e negocie uma flexibilização de horário com a equipe e chefia se for necessário. O Marçal continua dando o Liang Gong que é uma atividade simples, rápida, gostosa e eficiente, verifique a data e horário mais adequados e participe! Se preferir, procure um local próximo a sua casa, dá pra fazer academia, dança de salão, caminhada... chame amigos, assim um incentiva o outro e a atividade também vira lazer!

  • Saúde – alimentação: o que comemos é muito mais importante do que imaginamos! Não significa que não possamos comer coisas gostosas, só precisamos ter mais atenção para que nossas refeições sejam mais balanceadas e para que aproveitemos melhor as variadas possibilidades que nossa agricultura nos permite ter. Procurar comer menos carne e mais verduras, saladas e frutas, faz bem a sua saúde e ao meio ambiente (a carne vermelha em excesso pode fazer muito mal, pois vai entupindo os vasos sanguíneos e tem um custo ambiental - com relação ao consumo de água e geração de gás metano na atmosfera – muito alto; a produção de um frango não dura mais que um mês, e eles além de terem que comer dia e noite sem parar – o que deve gerar um estresse imenso – também consomem uma quantidade de hormônio que não deve fazer nada bem). Sei que parar de comer carne não é nada fácil, então, que tal comermos um dia sim, um dia não? A porção também tem sido cada dia maior, dá pra cortar na metade numa boa! Consumir produtos orgânicos também é fundamental para quem se preocupa com a saúde, pois além de serem mais ricos por se desenvolverem em seu tempo normal, não são banhados de agrotóxicos (veneno) como os outros, e consumir veneno, convenhamos que não pode ser bom! No parque da Água Branca há uma feira de produtos orgânicos todos os sábados e terças pela manhã, mas também há esquemas de entrega de cestas que podemos combinar de pedir juntos, que tal? Para finalizar, evitem ao máximo produtos descartáveis e artificiais, pois não sabemos quais são as conseqüências desse consumo, mas ao que tudo indica, não são nada boas. Há doenças que ainda não tem explicação, assim como não há explicação para a falta de cuidado que temos com nossa saúde, o que vamos esperar? Precisamos nos cuidar mais, afinal, também somos o que comemos!

  • Saúde – meio ambiente: os cuidados com o meio ambiente também são uma questão de saúde, isso não é nítido? Paremos um instante para refletir: como podemos ter saúde respirando tanta poluição, com tantos desastres ambientais, enchentes, tanto lixo e tanto desperdício que só consome a natureza, de quem dependemos totalmente? É urgente que nos esforcemos ao máximo para com uma grande mudança de hábitos. É preciso não desperdiçar água, não deixar luzes e aparelhos ligados sem necessidade, diminuir o consumo em geral e em especial dos descartáveis, evitar a utilização desnecessária de carros particulares e que esses sejam movidos a gás ou etanol, não misturar o lixo e encaminhar os recicláveis corretamente, consumir orgânicos e produtos artesanais ou eco-eficiêntes, não desperdiçar materiais, utilizar papel reciclado, parar de fumar, plantar mais! Que mais? Já há várias opções e nenhuma é complicada, todas dependem apenas de nossa predisposição e atenção. Quantas você acredita que pode assumir? Escolha algumas para assumir gradualmente (mais uma a cada mês) se preferir.

  • Lazer – diversão: o que você tem feito para se divertir? Nosso lazer está ligado ao prazer, e o nosso predileto pode ser simplesmente estar com família e amigos, mas sempre que puder, faça algo diferente! Afinal, vivemos em uma cidade que tem muita oferta de muita coisa boa na área cultural principalmente. Segundo Sartre, "a arte tem a função de aliviar a dor". É isso. Mas tem mais: por meio dela todo mundo pode se divertir, aprender, refletir, descontrair, rir, chorar... ela nos amplia os horizontes e nos amplia internamente. Por isso é tão importante. O Tendal da Lapa tem programação sempre gratuita. O teatro Cacilda Becker tem programação a preços acessíveis. E sempre tem muitas outras coisas acontecendo por toda a cidade. É só dar uma olhada em um guia cultural e escolher. Tem cinema, teatro, dança, sarau de poesia, exposições... escolha pelo menos um dia pode ser por semana, mas se não der, que seja por mês. Mas não deixe de viajar, de uma forma ou de outra. :) Sair pra beber? Sim, por que não? Também é diversão, desde que sem exageros, heim! Nada em excesso pode ser bom. Variar entre uma coisa e outra é o melhor, pois prazer e equilíbrio não estão tão longe quanto por vezes se imagina.

  • Lazer – tempo próprio: às vezes precisamos parar um pouco para descansar e refletir. Escolha um lugar que goste e se sinta bem, de preferência um lugar em que possa respirar e ver o céu. Faça dele o seu lugar (ou céu-lugar), e sempre que preciso ou possível, vá lá se reconectar, pois por vezes a vida é tão corrida que mal temos tempo para parar um pouco e pensar, para avaliar se há algo que precisa mudar ou mesmo para se dar conta de como há coisas e pessoas boas em nossa vida que muitas vezes nem temos tempo de reconhecer. Se não for ateu, faça uma oração, se for, simplesmente admire a beleza do simples. O silêncio é uma prece.

  • Crescimento pessoal – conhecimento: o mundo tem tanta coisa e há tantas coisas novas, por isso, devemos estar sempre aprendendo algo. Não deixe o seu cérebro atrofiar (acho que era minha mãe que dizia isso), escolha um curso, retome seus estudos de onde parou, fique atendo a cursos e palestras divulgados pelo RH, aprenda uma língua, reveja ou aperfeiçoe seus conhecimentos. Divida o que têm também! Podemos montar grupos de compartilhamento de saber e conseguir voluntários para aulas de línguas. É só você querer!

  • Crescimento pessoal – participação:
    nunca li Sartre, mas sei outra frase dele: "o inferno são os outros", o drama dos homens é não suportar viver nem sozinhos, nem em coletividade. O jeito é aprender então, não? Para vivermos em sociedade há muitas questões que envolvem o todo e para que possamos viver melhor em sociedade é fundamental que as pessoas lembrem que precisam fazer mais do que cuidar de sua própria vida. Assim, procurarmos participar mais de Comissões, Conselhos e até das reuniões de condomínio, assim como procurar fazer algum trabalho voluntário, compartilhar os conhecimentos, acompanhar alguma ONG ou mesmo colaborar na fiscalização do cumprimento das obrigações tanto da Administração Pública quanto dos políticos, são formas de crescer pessoalmente e fazer sua parte para um mundo melhor. Escolha o que mais te interessar, mas não deixe de participar!

É isso. São sete coisas que certamente vão mudar sua vida! Não deixe nenhuma de lado e desfrute da vida ao máximo, incluindo os momentos de obrigações que podem ser melhores ou piores dependendo da forma como os encaramos e da relação que temos com os envolvidos no mesmo processo, por isso, conversar e sorrir também são duas atitudes simples e fundamentais que podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa! Bom proveito! E bom ano a todos nós!

Que sejamos fortes no bem, cumpramos nossas metas e que não nos falte disposição, força, sorte, arte e muita alegria!!! :D


 

Referências: Aulas e produção escrita de Ralf Rickli e Rafael Araújo.

PS: Escrevi o texto para enviar aos servidores da Subprefeitura, mas vale pra todo mundo, então resolvi colocar aqui também!

3 comentários:

Giovana disse...

Gostei muito do texto... pena que ao longo do ano a maioria das pessoas se esquece das metas!

Marcus Nunes disse...

Ana, tem uma rede social para listar metas também..

dá uma olhada:

http://56coisas.com

Ana Estrella Vargas disse...

Que engraçado... só hj vi que tinha comentários aqui e lembrei q esta era uma das publicações mais lidas. De cara olhei e achei grande, mas resolvi ler e também achei legal!:)

Às vezes nós mesmos esquecemos o que já sabemos... por isso é bom anotar, e reler quando possível.
E sabe o que? Vou fazer minha lista de metas pra 2011!