sexta-feira, 23 de abril de 2010

A vida é...


Diz a música - sabiamente - que "A vida cansa mesmo vivendo na França", daí pergunto: por que insistimos em continuar por aqui? Por que não chutamos o balde logo e experimentamos partir "desta pra melhor"?

Não sei. Confesso que às vezes dá vontade, mas...
Mas gosto das crianças, dos olhares, dos sorrisos, dos abraços, gosto do fogo esquentando do frio e do frio refrescando o calor, gosto de pegar na terra, de passar com cuidado a mão em um broto e segurar firme no tronco das grandes árvores, gosto de alguns cheiros e de alguns temperos, me fascinam as qualidades medicinais das plantas e a sabedoria dos povos indígenas - a ligação entre eles parece algo mágico, que não procuro entender apenas contemplo e admiro.

Também me fascinam a mitologia e a astrologia, suas ligações e interpretações, o teatro, a fotografia, as artes... a capacidade de transformar coisas sem vida em coisas bonitas. O estar com os amigos. A empolgação de assumir um desafio juntos e a satisfação e tranquilidade de ver sua realização. São tantas coisas boas que temos, somos, fazemos...

Também gosto da chuva, lavando, refrescando, regando... gosto de tudo que tem água, afinal, sou 70% água, assim como o planeta. Há lugares em que a água deve parar e há lugares em que deve correr, eu não sei em que lugares isso deve ocorrer, mas meu corpo sabe. É algo natural que parece mágico e é repleto de sabedoria.

Acredito que homem e natureza podem viver em harmonia, apesar de tantas atrocidades já cometidas, acredito que podemos mudar, podemos melhorar, podemos parar de só usar e passar a cuidar, podemos passar a ter uma relação muito mais saudável, isso sim é sustentável. Por isso sou CONTRA A CONSTRUÇÃO DE UMA USINA EM BELO MONTE, porque sou contra a destruição da Terra, sou contra a manutenção dessa matriz energética devastadora e sou contra o deslocamento dos povos indígenas existentes naquela região.

É por isso que me importo. Por que há quem não se importe? Eu juro que não entendo!



"Na luta de cada dia

cabe poesia

verso de arame

faca com ponta

estrelas e conchas

lápis de cores

doces e amores"


(
Huguera - A vida é, a luta é.)

* Fotos de Hélvio Romero em Vitória do Xingo - PA, na região de Belo Monte onde se pretende construir a terceira maior hidrelétrica do mundo!

Um comentário:

F.I.O.N.A. disse...

OUTRA USINA???
noo POR FAVOR
ATÉ QUANDO A TERRA AGUENTERÁ?
POR QUE NÃO UMA EÓLICA?? (por exemplo no Soberbo)