quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mutirão do Jaguaré



O trabalho com as diferentes comunidades nos faz perceber o quanto o nosso povo não é apenas uma grande massa que só quer assistir TV como muitos acreditam. Claro que essa afirmação tem sua porcentagem de verdade, mas ela varia de acordo com as alternativas à televisão que possuem, ou que por ventura possam surgir. O mutirão do Jaguaré foi o nosso terceiro e é fascinante perceber como os três foram tão diferentes, não só pela organização que vai se aperfeiçoando, mas pelas comunidades e seu envolvimento. O mais gostoso de tudo é ver a intensa participação das crianças, presente em todos os mutirões.




No Jaguaré tínhamos uma praça muito grande e uma comunidade bastante ativa. Contamos com o total apoio do Clube Escola Jaguaré, equipamento da Subprefeitura que possui uma excelente coordenação. Juntando os serviços que conseguimos levar (triagem de saúde, corte de cabelo, limpeza de pele, massagem, doação de livro, etc.) com as apresentações teatrais e esportivas, a limpeza e revitalização das praças e o cinema, tivemos como resultado um excelente mutirão, que reuniu e agradou a todos os públicos.





As crianças se divertiram muito com as peças de teatro e trabalharam muito na recuperação de três pequenas áreas localizadas em ruas próximas, os mais idosos participaram do Lian Gong e do Tai Chi Chuan, limparam toda a Praça General Porto Carreiro e aproveitaram bem os serviços oferecidos. Os jovens e adultos transitaram entre as atividades, mas a participação mais intensa ficou para o final com a projeção do filme "Os Doze Trabalhos" do Ricardo Elias sobre a vida de um motoboy.





O Cinema ficou lindo! Graças ao Hélio, mais conhecido como "Jesus", nosso voluntário que andou sobre uma árvore para amarrar a tela no meio das árvores de forma que se podia ver o filme dos dois lados. As pessoas iam chegando e sentando aonde preferissem. Tentei fotografar, mas têm coisas que não tem como contar ou mostrar, só estando lá para entender e sentir de verdade como a vida pode se tornar especial com empenho, um pouco de esforço e muita boa vontade. O melhor de tudo é provar para a comunidade o que é possível fazer, é só querer.





Significa que é fácil? É não. E esse mutirão foi tudo de bom porque mais de 50 profissionais e aprendizes se dispuseram a trabalhar sem receber para poder participar do evento e oferecer todas essas coisas a comunidade, e porque cinco pessoas se dedicaram intensamente: A Daniela (Coordenadora do Clube Escola Jaguaré), a Maíra (nossa ainda voluntária), o Esteves (Engenheiro da Coordenadoria de Obras), o Rafael (Supervidor de Administração e Supriemntos) e a Ana Estrella (assessora de gabinete). Fica aqui um agradecimento especial a todos eles.