sábado, 29 de dezembro de 2007

La Carboneria


Resolvi dar uma arrumada nesta história que estava de cabeça pra baixo.

No dia 28 minha irmã resolveu me levar a La Carbonería, uma casa (um bar) tradicional onde sempre há apresentações de flamenco.


No caminho me apaixonei por uma escultura!


O ratinho em cima dos livros também está lendo!



Ela não é linda?!!


Sevilha também tem seus labirintos, só que eu ainda nao conhecia...


Claro que nos perdemos... mas depois de muito perguntar e rodar conseguimos achar!

E valeu a pena!!


Fiquei encantada com o espaço!


Todos tinham que fazer silêncio para que os músicos cantassem...
Eles se esmeram! Em seus lamentos dão o seu máximo do princípio ao fim. Particularmente acho que fica cansativo tanto para quem se apresenta quanto para quem assiste. Deve ser por isso que fazem intervalos tão seguidos e que a apresentação não é longa. É a dose exata.


A bailaora parava de dançar se achasse que a estavam filmando, ela dizia: "por favor, no grabarme em video" e eu tive que parar de fotografar :( porque a máquina parece uma filmadora!


Nestas ela está dançando uma Sevilhana acompanhada, que é mais lenta e mais feminina. O flamenco é incrível, mas achei um pouco violento. O homem quase chorando e a mulher quase batendo, é legal. Um pouco dramático, mas sendo espanhol, não poderia deixar de ser! O espetáculo, vale a pena!


A decoração me pareceu fantástica!


Essa coisa que tentei fotografar é o que mantêm o ambiente quente.


A Casa é grande, cheia de quadros e tem um Q de improviso que eu simplesmente amo!


Quando terminou a apresentação principal, começou outra no salão de entrada, com músicas mais populares e antigas.


gostei desse...


mas esse foi o que mais gostei!


Minha irmã já estava cansada e com sono...


e resolvemos pegar nosso caminho...

Que foi o mais emocionante!
Pegamos justo um caminho no qual havia uma fiscalização! Eles fazem o teste do bafômetro e se der positivo: cadeia. (!!)
Ela tinha tomado um tinto de verano e uma cerveja há algumas horas já, mas ficou muito muito nervosa. Deixamos dois carros entrarem na nossa frente na fila... e quando chegou a nossa vez... nos deixaram passar!!!
Que alívio!!!
pqp
!

27/12 Casa y Cadiz

Comecei o meu aniversário com uma crise de saudades... mas por sorte encontrei o meu pai no msn e conversamos sobre esse sentimento que vai apertando e secando o coração até quase virar uva passa! Contei que sinto falta da minha casa e ficamos teorizando sobre isso, sobre o quanto ela é parte da gente ou, é a gente de outra forma. Como então ficar longe tanto tempo??
Antes nem tinha internet... mas não posso ficar na internet o tempo todo e deixar de aproveitar e viver aqui! Meu pai me aconselha a ficar o menos tempo possível na internet... minha bateria acaba... perco a conexão e decido acatar o conselho e dormir. Mas perdi também toda nossa teorização que queria salvar. Aqui há um ditado que diz: "No hay mal que por bien no venga": Contei isso pra ele de manha e fomos pra Cádiz....

Cádiz
é uma cidade histórica do litoral sul da Espanha voltada para o Atlântico... que foi muito importante, principalmente na era dos "descobrimentos"...


...por aqui, com certeza, entraram muitas das riquezas "descubertas" nas Américas.



Mas, história a parte, a cidade, é preciosa e monumental.



A parte velha da cidade é fantástica!!...



É cheia de ruas estreitas, muitas, nem dá pra chamar de rua! São como vielas... e parecem parte de um verdadeiro labirinto!
Resolvemos tomar um café nas mesinhas de fora...




...mas ficamos tão fascinadas com o interior do bar, que acabamos ficando por lá mesmo!



...tocava música brasileira, tinha vários quadros e um monte de livros! Os livros funcionam em um esquema de trocas: você leva um e pega outro! Achei o máximo!!



O tempo em Cádiz parece passar mais rápido. Já eram 2h15! Marcamos de almoçar na casa de uns amigos... e pra sair do labirinto, é claro que nos perdemos!



Mas conseguimos encontrar! (O horário de almoço aqui é das 2h às 5h!) Nossa anfitriã é brasileira e o marido espanhol. Conversamos muito sobre as diferenças entre Brasil e Espanha, sobre os imigrantes, os preconceitos e seus diferentes tipos de combate, e claro, sobre cultura e arte - e a falta que há aqui. Foi uma delícia!!


Depois fomos tomar um café e passamos por um passeio absolutamente lindo!



Olha o detalhe do banco! A cerâmica é o forte por aqui...



Apesar do frio... o dia estava explêndido!!!



Cafés e bares de todos os tipos é o que não falta em Cádiz!



É onde menos se espera que se pode encontrar... um gatinho...


...até dois! São os detalhes que fazem a diferença, não?



As seis últimas fotos a Laura que fez... agora minha sobrinha é minha modelo:









Não tem nem o que dizer!
Tem 11 anos e já é maior que eu!



Minha irmã, mãe de minha modelo, que também acho linda!



Nossa anfitriã teve que voltar ao trabalho e nos deixou com um amigo que nos mostrou bastante da cidade.
(meus pés ficaram doendo de tanto caminhar!)



Fomos a uma exposição e depois à feira de artesanato...



...onde conhecemos uma brasileira que mora em Granada, ela e minha irmã trocaram contatos.
Voltamos a casa de nossos amigos, tomamos chá, conversamos mais um monte e pegamos nosso caminho.



Com uma lua maravilhosa...



Iluminando nuas esculturas...



Adorei Cádiz!


Ao chegar em Sevilha entrei na internet e descobri que tinha ganhado um CASA (teórica, é claro) de meu pai. Se alguém quiser conhecer minha casa, que eu particularmente amei, está diponível em:

http://pluralf.blogspot.com

Fiquei até as 5 da manha lendo e relendo todas as mensagens de parabéns! Não tive pique de respondê-las na hora... e a maioria ainda está sem resposta. Mas foi muito, muito bom ler cada uma delas, me alimentou e fui dormir feliz da vida!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

La Nochebuena

A véspera de natal aqui se chama Nochebuena. A nossa passamos na casa de minha tia com sua família, num total de 10 pessoas. A ceia foi bem diferente da do Brasil. O primeiro prato era camarão (gigante) e o segundo, pato (só pato, sem acompanhamento). Tomamos vinho e champanhe, mas o que eu mais gostei foi a sobremesa: tarta negra, típica da Venezuela, é um bolo de chocolate com frutas secas ao rum, banhado em licor. Uma delícia!

O momento que mais me marcou foi quando meu tio começou a cantar uma música e la abuela, (que estava na cabeceira da mesa, mas lá no cantinho, quietinha) continuou cantando e seguiu até o final da música, acompanhada apenas de uma faca marcando o tempo em um prato.

Quando estávamos terminando de comer, o marido de minha prima e meu tio (que é muito legal!) começaram a cantar as músicas sevillanas, minha tia trouxe uns pandeirinhos e todos acompanhávamos as músicas. Ah! minha prima e minha sobrinha dançaram estupendamente! Fiz fotos lindas! mas... para minha surpresa, hoje de manha haviam desaparecido da máquina :( coisas da alta tecnologia!

Adorei a noite, principalmente a cantoria! Me senti super em casa e teria passado a noite inteira ali, mas meus primos iam sair e minha irmã trabalhava no dia seguinte, por isso, voltamos por volta da 1h30... minha cabeça rodava e, apesar de ter acordado muito durante a noite, finalmente consegui ir dormir cedo.

La Musa

Picasso - 1935.



(Tirei uma foto da imagem do livro, não ficou melhor mas, ficou maior - a reprodução da reprodução, fazer o que?´:)

domingo, 23 de dezembro de 2007

Viva El Arte

Hoje cedo me apaixonei completamente pela imagem de msn de um amigo... fiquei fascinada, sem palavras! Fui dormir e quando acordei... ela não me saia da cabeça. Precisava encontrá-la. Vi que minha irmã tinha um livro de impressionistas e peguei pra ver... apesar de saber que não poderia estar ali. Adorei os quadros de Gauguin! Mas, obviamente, não encontrei quem eu queria.

Depois de algumas horas, totalmente por acaso, vi um livro na prateleira (todo discreto) de... Picasso! Parei tudo. Sentei e fui olhando página por página, e lá, na 121, estava ela:


La musa
(Mujer leyendo)


Fiquei uma meia hora olhando para ela!
Não me canso de olhar! ...o jogo de cores (que a figura acima, que foi a melhor que encontrei, ainda deixa a desejar)... a profundidade... os detalhes... Aliás, acho que ela não está lendo, está desenhando. Mas... talvez a que está dormindo estivesse lendo... quantas vezes eu já não acabei dormindo encima dos textos da faculdade! :)

A imagem dela nua... me deu uma saudade da minha casinha! de morar sozinha...
O melhor de morar sozinho é poder ficar a vontade, sem se preocupar com que alguém possa chegar... (e talvez pensar que você deveria "fazer alguma coisa" no lugar de ficar deitado, escrevendo, lendo ou ouvindo música. Mesmo que a pessoa não pense nada disso, a gente pensa que pensa, quando muitas vezes, é a gente mesmo que se cobra! Não é?). O melhor é poder ficar consigo mesmo.

Fiquei pensando na arte... no prazer que ela gera... no prazer que foi escrever o trabalho de sociologia sobre arte! Cheguei a pensar que deveria estudar algo dentro da área, mas, a verdade é que para isso precisaria ter um conhecimento mínimo, que eu, definitivamente, ainda não tenho.

De qualquer forma, acredito piamente que a arte tem o poder de trazer encanto ao mundo, de trazer sentido à vida, de preencher as almas vazias... de fazer a gente se sentir vivo, de sentir que a vida vale a pena.

Viva El Arte!!

La Noche


Sempre quis trocar o dia pela noite... e nos últimos 3 dias foi isso que fiz. Simplesmente não sinto sono e acabo ficando acordada até de manha... e dormindo o dia todo! Hoje vou tentar ficar acordada de dia, pra ver se à noite durmo.

Mas... depois de dois dias chuvosos em que não saí de casa...
finalmente fui com minha irmã conhecer uma parte muito interessante...

La noche de Sevilla!


Depois de rodar bastante, tomamos uma cerveja em um bar chamado Hefesto (o deus ferreiro)...



Em seguida fomos para um bar chamado Eureka, bem interessante: tinha um palco (onde ficamos sentadas na beirada), um monte de gente, e um mural que me chamou a atenção. Tomamos uma caipirinha de run com mel que estava uma delícia!